Atualmente o Conselho de Administração da JBS é formado por nove membros – um presidente, um vice-presidente, cinco conselheiros efetivos sem qualquer denominação específica, e dois conselheiros efetivos designados conselheiros independentes, conforme definido no artigo 16, § 3º, do Estatuto Social da Companhia. Na hipótese de ausência ou impedimento temporário do Presidente, as funções do Presidente serão exercidas por outro membro do Conselho de Administração indicado pelo Presidente.

O Conselho de Administração da Companhia é o órgão responsável por, em outras questões, determinar as suas políticas e diretrizes dos seus negócios. O Conselho de Administração também supervisiona a Diretoria e monitora a implementação, pela Diretoria, das políticas e diretrizes estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei 6.404/76, o Conselho de Administração é ainda responsável pela contratação de seus auditores independentes.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos em assembleia geral de acionistas por um mandato unificado de 2 anos e estão sujeitos à reeleição. Os membros do Conselho de Administração estão sujeitos à destituição a qualquer tempo, com ou sem justa causa, em uma assembléia geral de acionistas. O Conselho de Administração é presidido pelo presidente do Conselho de Administração.  A JBS não elege os membros suplentes do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração se reúne uma vez a cada trimestre e a qualquer momento quando uma reunião extraordinária for convocada pelo presidente ou de qualquer outro membro. Cada conselheiro terá direito a um voto nas deliberações do órgão, sendo que as deliberações do Conselho de Administração são tomadas por maioria de seus membros.

Exceto quando indicado diferentemente, o endereço comercial de cada Conselheiro é Av. Marginal Direita do Tietê, n° 500, Vila Jaguara, CEP 05118-100, São Paulo, SP. Os conselheiros Sr. José Batista Sobrinho e Sr. Wesley Mendonça Batista fazem parte do bloco de acionistas controladores da Companhia.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Término do mandato
Tarek Mohamed Noshy Nasr Mohamed Farahat Presidente 28/04/2017 AGO de 2019
José Batista Sobrinho Vice Presidente 28/04/2017 AGO de 2019
Wesley Mendonça Batista Conselheiro 28/04/2017 AGO de 2019
Humberto Junqueira de Farias Conselheiro 28/04/2017 AGO de 2019
Claudia Silva Araujo de Azeredo Santos Conselheira 28/04/2017 AGO de 2019
Maurício Luís Luchetti Conselheiro 28/04/2017 AGO de 2019
Gilberto Xandó Conselheiro 13/06/2017 AGO de 2019
Sérgio Roberto Waldrich* Conselheiro 28/04/2017 AGO de 2019
Norberto Fatio* Conselheiro 28/04/2017 AGO de 2019

*Conselheiro Independente

Tarek Mohamed Noshy Nasr Mohamed Farahat: Atual presidente do Conselho de Administração da Companhia, e membro deste Conselho desde 2013, atuou como Presidente Global de Marketing e Inovação da JBS S.A., responsável por conduzir globalmente o posicionamento de todas as marcas de produtos da companhia, no Brasil e no mundo, inclusive a marca institucional, e pelos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, além de todos os esforços em inovação de portfólio. Possui 26 anos de experiência na P&G, tendo ocupado cargos em vários países do mundo, como no Oriente Médio, Europa e América Latina. De 2006 a 2012 foi presidente da P&G do Brasil. Em 2012, foi eleito presidente para América Latina e membro do conselho executivo da P&G mundial. Atualmente, é também membro efetivo do Conselho de Administração da Alpargatas S.A.

José Batista Sobrinho: atual vice-presidente do Conselho de Administração da Companhia, é o fundador do Grupo JBS, possuindo mais de 50 anos de experiência com produção de carne bovina no Grupo. O Sr. José Batista é pai do Sr. Wesley Mendonça Batista. Atualmente é também membro efetivo do Conselho de Administração da Eldorado Brasil Celulose S.A. 

Wesley Mendonça Batista: atual Diretor Presidente da JBS S.A., trabalha no Grupo JBS desde 1988, possuindo mais de 20 anos de experiência com produção de carne bovina no Grupo. Atualmente é membro efetivo do Conselho de Administração da JBS S.A., Vigor Alimentos S.A., Excelsior Alimentos S.A., Eldorado Brasil Celulose S.A. e Alpargatas S.A.

Humberto Junqueira de Farias: formado pela Universidade Mackenzie, fez especialização na FGV, USP e IMD (Suíça). Possui vasta experiência em atuação executiva em empresas industriais e de serviço, tendo dirigido empresas de grande porte no Brasil e no exterior. Foi CEO da Renuka do Brasil S.A., Camargo Correa Cimentos S.A., CAVO Serviços e Saneamento S.A., e na Loma Negra CIASA, na Argentina. Foi Membro do Conselho da Loma Negra CIASA, Essencis Soluções Ambientais S.A., LOGA Logística Ambiental S.A. Atualmente é CEO da Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F que investe no setor de energia. É membro efetivo do Conselho de Administração da JBS S.A. e membro Suplente do Conselho de Administração da Eldorado Brasil S.A.

Claudia Silva Araujo de Azeredo Santos: advogada formada pela Faculdade de Direito Candido Mendes (RJ) em 1984, com diversos cursos de especialização, dentre eles o Stanford Executive Program 2003, na School of Business Standford University, California. Especializada na área societária e de mercado de capitais, com foco em fusões e aquisições no Brasil e no exterior e operações de mercado de capitais, através da emissão de títulos e valores mobiliários (ofertas públicas (IPO) e privadas). Foi diretora jurídica de empresas de capital aberto de diversos setores, tendo assessorado, na qualidade de advogada da Aracruz Celulose S.A., o 1º lançamento e negociação de ações de empresa brasileira na Bolsa de NY – NYSE (ADR nível III). Assessorou a compra e venda de diversas empresas de vários setores (siderurgia, energia, mineração, logística e telecomunicações), dentre elas da privatização/compra de participação do controle acionário da Companhia Vale do Rio Doce (Vale) e do Descruzamento de Participações Societárias entre a CSN e Vale. Prestou assessoria jurídica na aquisição de empresa galvanizadora nos EUA e da Lusosider – Aços Planos S.A. em Portugal. Além de Diretora Jurídica da Companhia Siderúrgica Nacional e da Embratel Participações S.A., foi membro do Conselho de Administração da Itá S.A.; Tele-Norte Celular Participações S.A.; Light S.A. e Metropolitana S.A. (as últimas duas na qualidade de suplente). É Sócia fundadora do Azeredo Santos & Cirne Lima Advogados, escritório boutique especializado em operações societárias (fusões e aquisições) e de mercado de capitais.

Maurício Luís Luchetti: bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ, pós graduado em Finanças e RH no IAG-PUC/RJ e cursos de extensão em Administração na University of Virginia (DARDEN) e INSEAD. Trabalhou por 18 anos na Brahma/Ambev ocupando diversas funções, sendo as últimas como Diretor Regional de Operações por 5 anos, respondendo pelas áreas Fabris, Comerciais e de Distribuição e como Diretor Corporativo de Gente e Gestão por 5 anos. De 2003 a 2006 atuou no Grupo Votorantim como Diretor de Desenvolvimento Organizacional na Holding VPAR e por 2 anos foi o COO  da Votorantim Cimentos Brasil. Em 2007 participou do processo de aquisição, reestruturação e do IPO da Construtora Tenda e posterior venda à Gafisa. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A e membro do Comitê de Gente e Governança, membro do Conselho Consultivo da Stefanini IT Solutions e Stone/Elavon. Atuou como membro do Conselho em diversas companhias abertas como Taesa - Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., Tempo Assist, Construtora Tenda/Gafisa, Mangels e Nutriplant. Desde 2007 é sócio na Galícia Investimentos.

Gilberto Xandó: formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com Mestrado em Varejo pela USP/FEA e especialização em Gestão de Negócios PGA pela Fundação Dom Cabral/INSEAD, na França. Atualmente é Diretor Presidente da Vigor Alimentos S.A e membro do Conselho de Administração da Itambé. Possui forte vivência multidisciplinar em carreira desenvolvida nas áreas de Finanças, Controladoria, Trade Marketing, Marketing, Comercial (Brasil e Exterior) e Gestão de Unidade de Negócios nas empresas Natura, Sadia S.A. e Coopers & Lybrand. 

Sérgio Roberto Waldrich: graduado em engenharia química, tem pós-graduação em administração de negócios. Iniciou sua carreira profissional em funções nas áreas técnica, industrial e de planejamento, controle e investimentos, assumindo posteriormente cargos de Diretor Industrial, Diretor de Negócios, Vice-presidente e posteriormente Presidente da Bunge Alimentos. Além disso, foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Carne Suína, vice-presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frangos, da Associação Brasileira de Avicultura e diretor da Câmara Brasil-Alemanha.

Norberto Fatio: formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, com Especialização em Gestão Comercial e Financeira. Nos últimos doze anos, exerceu a função de Conselheiro Independente nos Conselhos de Administração da Itagres Revestimentos Cerâmicos; JBS Foods SA; Total Alimentos S.A.; Grupo Maranhão; PanambraSul S.A.; K&S Alimentos S.A.; Inpar S.A.; Sabó Ind. e Com. de Autopeças Ltda. e Sadia S.A.. Ao longo de trinta e nove anos desenvolveu carreira de executivo em empresas multinacionais com maior foco no mercado de produtos alimentícios, tendo atuado na Unilever, Danone, Bunge Alimentos, Kibon, Fleischmann Royal, Nabisco e Grupo Jerônimo Martins (Supermercados Sé). Ele exerceu funções na área comercial (marketing, vendas e logística) e, nos últimos vinte anos, tem atuado em cargos de Direção Geral/Presidência, no Brasil e na Europa. Desde 2002 é sócio da empresa Sotegen – Sociedade Técnica de Gestão de Negócios, empresa de consultoria com foco em planejamento estratégico, que atua como suporte às empresas clientes na definição de estratégias, implantação e operacionalização de suas atividades.

 

Última atualização em 2017-06-19T14:38:14
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