Diretoria Executiva

A Diretoria da JBS é o seu órgão administrativo executivo. Os diretores executivos são os seus representantes legais e são responsáveis pela organização interna, processo deliberativo, operações diárias e implementação de políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Os membros da Diretoria da Companhia são eleitos pelo Conselho de Administração por mandatos de 3 anos e estão sujeitos à reeleição. O Conselho de Administração poderá destituir qualquer Diretor a qualquer tempo, com ou sem justa causa. De acordo com a Lei 6.404/76, os Diretores deverão residir no Brasil, mas não precisam ser acionistas da companhia. A Diretoria da JBS se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou pela maioria de seus membros.

A Diretoria de Relações com Investidores da Companhia está localizada no nosso escritório administrativo, situado na Av. Marginal Direita do Tietê, 500, São Paulo, SP. O responsável por essa Diretoria é o Sr. Jeremiah O’Callaghan. O telefone do departamento de acionistas da JBS é (11) 3144-4224, e o endereço de correio eletrônico é ri@jbs.com.br. O site da Companhia na Internet é http://www.jbs.com.br/.

Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato
Wesley Mendonça Batista Diretor Presidente 11/05/2016 maio/2019
Jeremiah O‘Callaghan Diretor de Relações com Investidores 11/05/2016 maio/2019
Eliseo Santiago Perez Fernandez Diretor de Administração e Controle 11/05/2016 maio/2019

Wesley Mendonça Batista: atual Diretor Presidente da JBS S.A., trabalha no Grupo JBS desde 1988, possuindo mais de 20 anos de experiência com produção de carne bovina no Grupo. Atualmente é membro efetivo do Conselho de Administração da JBS S.A., Vigor Alimentos S.A., Excelsior Alimentos S.A., Eldorado Brasil Celulose S.A. e Alpargatas S.A.

Jeremiah O'Callaghan: o Sr. O’Callaghan nasceu em Cork, Irlanda em 1953. Estudou Engenharia na University College Cork e imigrou para o Brasil em 1979. Ingressou na indústria de carnes em 1983, desenvolvendo estratégias de comércio global para o setor de carne bovina brasileira. Trabalhou inicialmente na Mouran (1983 a 1989), depois na Bordon (1989 a 1995) e ingressou no Grupo JBS em 1996 para desenvolver a área de Negócios Internacionais.

Eliseo Santiago Perez Fernandez: é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em administração de empresas pela FGV. Iniciou na JBS em Agosto de 2005 e é atualmente
o Diretor de Administração e Controle. Tem experiência de oito anos em empresa de auditoria e consultoria, e 10 anos em indústria de varejo.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As responsabilidades principais do Conselho Fiscal são fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre determinadas propostas dos órgãos de administração a serem submetidas à assembléia geral para deliberação, examinar nossas demonstrações contábeis e denunciar aos órgãos de administração e à assembléia geral os erros, fraudes ou crimes de que tiverem conhecimento. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

A Lei das Sociedades por Ações prevê um Conselho Fiscal de caráter permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral.

O Conselho Fiscal funcionará de modo permanente, com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei.

O Conselho Fiscal será composto de, no mínimo 3 (três) e, no máximo 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembléia Geral.

  • Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.
  • Os membros do Conselho Fiscal, em sua primeira reunião, elegerão o seu Presidente.
  • A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo membro do Conselho Fiscal empossado, e pela prévia subscrição do Termo de Anuência dos Membros do Conselho Fiscal nos termos do disposto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado.
  • Os membros do Conselho Fiscal serão substituídos, em suas faltas e impedimentos, pelo respectivo suplente por ordem de idade a começar pelo mais idoso.
  • Ocorrendo a vacância do cargo de membro do Conselho Fiscal, o respectivo suplente ocupará seu lugar; não havendo suplente, a Assembléia Geral será convocada para proceder à eleição de membro para o cargo vago.

O Conselho Fiscal se reunirá sempre que necessário, competindo-lhe todas as atribuições que lhe sejam cometidas por lei.

  • Independentemente de quaisquer formalidades, será considerada regularmente convocada a reunião à qual comparecer a totalidade dos membros do Conselho Fiscal.
  • O Conselho Fiscal se manifesta por maioria absoluta de votos, presente a maioria dos seus membros.
  • Todas as deliberações do Conselho Fiscal constarão de atas lavradas no respectivo livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal e assinadas pelos Conselheiros presentes.

A remuneração dos membros do Conselho Fiscal será fixada pela Assembleia Geral que os eleger, observado o parágrafo 3º do artigo 162 da Lei das Sociedades por Ações.

Nome do Conselheiro Cargo Data de eleição Mandato
José Paulo da Silva Filho Membro Efetivo 28/04/2017 até AGO 2018
Adrian Lima da Hora Presidente 28/04/2017 até AGO 2018
Demetrius Nichele Macei Membro Efetivo 28/04/2017 até AGO 2018
Eraldo Soares Peçanha Membro Efetivo 28/04/2017 até AGO 2018
Marcos Godoy Brogiato Membro Suplente 28/04/2017 até AGO 2018
Antonio da Silva Barreto Júnior Membro Suplente 28/04/2017 até AGO 2018
Sandro Domingues Raffai Membro Suplente 28/04/2017 até AGO 2018
Francisco Vicente Santana Silva Telles Membro Suplente 28/04/2017 até AGO 2018

 

Currículo dos Membros Efetivos do Conselho Fiscal:

José Paulo da Silva Filho: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco e Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência de 17 anos como auditor independente e mais de 10 anos como diretor nas áreas de administração e finanças, onde atuou como Diretor de Administração e Controle da JBS S.A. (2009 – 2011) e da J&F Investimentos S.A. (2012 - 2014), holding do Grupo JBS. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da JBS S.A., Vigor Alimentos S.A. e Alpargatas S.A.

Adrian Lima da Hora: Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, possui MBA intensivo na Ahold Retail Academy, Cornell e na Provar - USP. Forte vivência na indústria de proteína animal, com background relevante no varejo e em auditoria externa (Ernst & Young). Atuou como CFO, CAO e controller em grandes organizações multi-localizadas e como membro do Conselho de Administração da Inalca JBS e entre outras empresas na Itália e em Mônaco. Possui conhecimento do mercado de emissão de dívidas e de processos junto ao CADE. Fluente em inglês, italiano e espanhol. Teve como últimas funções o cargo de CFO na Seara – 2015 a 2016 e CAO na Rodopa – 2011 a 2015.

Demetrius Nichele Macei: Advogado (licenciado), Doutor em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Mestre em Direito Econômico e Social (2004) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). É ainda Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Professor de Direito Tributário da graduação, especialização e mestrado da Faculdade de Direito Curitiba (UNICURITIBA). Professor convidado no Curso de Posgrado en Derecho Tributario na Universidad Austral de Buenos Aires/Argentina e ex-professor da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2006-2007) e da PUC/PR (2000-2006). Ocupou os cargos de Diretor Jurídico na JBS Argentina S/A, Gerente na Deloitte Auditores Independentes e ainda, assessor jurídico na OCEPAR e no Conselho Fiscal da UNIMED Curitiba. Realizou Curso de Extensão em Direito Norte-Americano pela Fordham University, em Nova Iorque/EUA (2010), além de ter publicado os livros “Tributação do Ato Cooperativo” e "A Verdade Material no Direito Tributário". Participa do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e é associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da JBS S.A., Vigor Alimentos S.A., Eldorado Celulose S.A. e Excelsior Alimentos S.A.

Eraldo Soares Peçanha: Bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Teve como principais experiências profissionais: Aracruz Celulose SA-Gerente de Contabilidade, de Auditoria Interna e Controller (1974 a 1996); CSN-Cia. Siderúrgica Nacional-Diretor de Controladoria e Informática (1996 a 2003); Embratel SA Diretor de Controladoria e Diretor Executivo de Governança Corporativa (2003 a 2008); Icatu Seguros SA-Diretor Executivo de Serviços a Clientes (2008 a 2011). Em abril/12, foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas de capital aberto: Net Serviços de Comunicação SA (até abril/13) e Ideiasnet SA (até abril/16). Em outubro/12, foi eleito membro efetivo do Comitê de Auditoria Estatutário e em abril/14 para o Conselho Fiscal da Officer Distribuidora Prod. Tecnologia SA até junho/15. Em janeiro/17, foi eleito como membro efetivo do Conselho Fiscal da CADAM SA. Também foi Conselheiro Fiscal em entidades de previdência privada de algumas empresas onde trabalhou. Em janeiro/14, criou sua empresa de consultorias, atuando nas áreas de Governança Corporativa, Controladoria e Processos & Sistemas Contábeis/Financeiros.

Última atualização em 2017-06-13T11:36:49
Ir para o meu carrinho

Meu Carrinho de Downloads


Documentos Selecionados Limpar meu carrinho
Apagar este documento do carrinho
Baixar documentos