Diretoria Executiva

A Diretoria da JBS é o seu órgão administrativo executivo. Os diretores executivos são os seus representantes legais e são responsáveis pela organização interna, processo deliberativo, operações diárias e implementação de políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Os membros da Diretoria da Companhia são eleitos pelo Conselho de Administração por mandatos de 3 anos e estão sujeitos à reeleição. O Conselho de Administração poderá destituir qualquer Diretor a qualquer tempo, com ou sem justa causa. De acordo com a Lei 6.404/76, os Diretores deverão residir no Brasil, mas não precisam ser acionistas da companhia. A Diretoria da JBS se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou pela maioria de seus membros.

A Diretoria de Relações com Investidores da Companhia está localizada no nosso escritório administrativo, situado na Av. Marginal Direita do Tietê, 500, São Paulo, SP. O responsável por essa Diretoria é o Sr. Guilherme Perboyre Cavalcanti. O telefone do departamento de acionistas da JBS é (11) 3144-4224, e o endereço de correio eletrônico é ri@jbs.com.br. O site da Companhia na Internet é http://www.jbs.com.br/.

Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato
Gilberto Tomazoni Diretor Presidente 13/05/2019 13/05/2022
Jeremiah O‘Callaghan Diretor sem designação específica 13/05/2019 13/05/2022
Eliseo Santiago Perez Fernandez Diretor de Administração e Controle 13/05/2019 13/05/2022
Guilherme Perboyre Cavalcanti Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 13/05/2019 13/05/2022
Wesley Mendonça Batista Filho Diretor sem designação específica 13/05/2019 13/05/2022

Gilberto Tomazoni: engenheiro mecânico, com pós-graduação em Gestão, possui vasta experiência e conhecimento da indústria de alimentos. Trabalhou durante 27 anos na Sadia, onde iniciou como trainee e foi diretor presidente. Atuou por três anos como Vice-Presidente da Bunge Alimentos, gerindo os negócios de alimentos e ingredientes, respondendo também como Diretor Executivo para América do Sul e Central. Ingressou na JBS como Presidente Global do Negócio de Aves. Liderou como CEO a formação da Seara Alimentos. Em 2015, assumiu a Presidência Global de Operações e desde 2017 é o COO Global da JBS. Desde 2013, preside o Conselho da Pilgrim´s Pride Corporation. Adicionalmente, é membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Jeremiah O'Callaghan: nascido na Irlanda, o Sr. O'Callaghan imigrou para o Brasil em 1979. Ingressou na indústria de carnes em 1983, desenvolvendo estratégias de comércio global para o setor de carne bovina brasileira. Trabalhou inicialmente na Mouran (1983 a 1989), depois na Bordon (1989 a 1995) e ingressou no Grupo JBS em 1996 para desenvolver a área de Negócios Internacionais. Foi por 10 anos Diretor de Relações com Investidores da JBS, sendo responsável pela interação da Companhia com a Comissão de Valores Mobiliários – CVM e a Securities Exchange Comission – SEC, representando a JBS junto a seus investidores e stakeholders locais e internacionais. 

Eliseo Santiago Perez Fernandez: é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em administração de empresas pela FGV. Iniciou na JBS em Agosto de 2005 e é atualmente o Diretor de Administração e Controle. Tem experiência de oito anos em empresa de auditoria e consultoria, e 10 anos em indústria de varejo.

Guilherme Perboyre Cavalcanti: é graduado e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2012, Guilherme atuava como Diretor de Finanças e Relações com Investidores na Fibria Celulose S/A. Anteriormente, ocupou a função de CFO e Diretor de relações com Investidores na Vale do Rio Doce e o cargo de Diretor de Tesouraria e Planejamento nas Organizações Globo. Ele obteve diversos prêmios e reconhecimentos, entre eles o de melhor CFO do setor de Papel e Celulose pela Institutional Investor Magazine em todos os anos entre 2012 e 2016. 

Wesley Mendonça Batista Filho: Wesley Filho começou sua carreira como Trainee na planta de Greeley da JBS USA no Colorado. Após completar o Programa de Trainee, Wesley mudou-se para o Brasil, juntando-se à JBS S.A.. Na América do Sul, trabalhou em várias posições de liderança, sendo o responsável pelas exportações para a Ásia, assumindo posteriormente a presidência das operações da JBS Uruguai e JBS Paraguai. Em 2014 assumiu a presidência das operações da JBS no Canadá e, desde 2016, liderava as operações de carne bovina no Canadá e Estados Unidos. Hoje é presidente das operações da JBS na América do Sul.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As responsabilidades principais do Conselho Fiscal são fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre determinadas propostas dos órgãos de administração a serem submetidas à assembléia geral para deliberação, examinar nossas demonstrações contábeis e denunciar aos órgãos de administração e à assembléia geral os erros, fraudes ou crimes de que tiverem conhecimento. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

A Lei das Sociedades por Ações prevê um Conselho Fiscal de caráter permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral.

O Conselho Fiscal funcionará de modo permanente, com os poderes e atribuições a ele conferidos por lei.

O Conselho Fiscal será composto de, no mínimo 3 (três) e, no máximo 5 (cinco) membros efetivos e suplentes em igual número, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembléia Geral.

  • Os membros do Conselho Fiscal terão o mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos.
  • Os membros do Conselho Fiscal, em sua primeira reunião, elegerão o seu Presidente.
  • A investidura nos cargos far-se-á por termo lavrado em livro próprio, assinado pelo membro do Conselho Fiscal empossado, e pela prévia subscrição do Termo de Anuência dos Membros do Conselho Fiscal nos termos do disposto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado.
  • Os membros do Conselho Fiscal serão substituídos, em suas faltas e impedimentos, pelo respectivo suplente por ordem de idade a começar pelo mais idoso.
  • Ocorrendo a vacância do cargo de membro do Conselho Fiscal, o respectivo suplente ocupará seu lugar; não havendo suplente, a Assembléia Geral será convocada para proceder à eleição de membro para o cargo vago.

O Conselho Fiscal se reunirá sempre que necessário, competindo-lhe todas as atribuições que lhe sejam cometidas por lei.

  • Independentemente de quaisquer formalidades, será considerada regularmente convocada a reunião à qual comparecer a totalidade dos membros do Conselho Fiscal.
  • O Conselho Fiscal se manifesta por maioria absoluta de votos, presente a maioria dos seus membros.
  • Todas as deliberações do Conselho Fiscal constarão de atas lavradas no respectivo livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal e assinadas pelos Conselheiros presentes.

A remuneração dos membros do Conselho Fiscal será fixada pela Assembleia Geral que os eleger, observado o parágrafo 3º do artigo 162 da Lei das Sociedades por Ações.

O Regimento Interno do Conselho Fiscal pode ser acessado neste link.

Nome do Conselheiro Cargo Data de eleição Mandato
José Paulo da Silva Filho Membro Efetivo 30/04/2019 até AGO 2020
Adrian Lima da Hora Presidente 30/04/2019 até AGO 2020
Demetrius Nichele Macei Membro Efetivo 30/04/2019 até AGO 2020
Maurício Wanderley Estanislau da Costa Membro Efetivo 30/04/2019 até AGO 2020
Marcos Godoy Brogiato Membro Suplente 30/04/2019 até AGO 2020
André Alcantara Ocampos Membro Suplente 30/04/2019 até AGO 2020
Sandro Domingues Raffai Membro Suplente 30/04/2019 até AGO 2020
Francisco Vicente Santana Silva Telles Membro Suplente 30/04/2019 até AGO 2020

 

Currículo dos Membros Efetivos do Conselho Fiscal:

José Paulo da Silva Filho: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco e Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência de 17 anos como auditor independente e mais de 10 anos como diretor nas áreas de administração e finanças, onde atuou como Diretor de Administração e Controle da JBS S.A. (2009 – 2011) e da J&F Investimentos S.A. (2012 - 2014), holding do Grupo JBS. 

Adrian Lima da Hora: Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, possui MBA intensivo na Ahold Retail Academy, Cornell e na Provar - USP. Forte vivência na indústria de proteína animal, com background relevante no varejo e em auditoria externa (Ernst & Young). Atuou como CFO, CAO e controller em grandes organizações multi-localizadas e como membro do Conselho de Administração da Inalca JBS e entre outras empresas na Itália e em Mônaco. Possui conhecimento do mercado de emissão de dívidas e de processos junto ao CADE. Fluente em inglês, italiano e espanhol. Teve como últimas funções o cargo de CFO na Seara – 2015 a 2016 e CAO na Rodopa – 2011 a 2015.

Demetrius Nichele Macei: Advogado (licenciado), Doutor em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Mestre em Direito Econômico e Social (2004) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). É ainda Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Professor de Direito Tributário da graduação, especialização e mestrado da Faculdade de Direito Curitiba (UNICURITIBA). Professor convidado no Curso de Posgrado en Derecho Tributario na Universidad Austral de Buenos Aires/Argentina e ex-professor da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2006-2007) e da PUC/PR (2000-2006). Ocupou os cargos de Diretor Jurídico na JBS Argentina S/A, Gerente na Deloitte Auditores Independentes e ainda, assessor jurídico na OCEPAR e no Conselho Fiscal da UNIMED Curitiba. Realizou Curso de Extensão em Direito Norte-Americano pela Fordham University, em Nova Iorque/EUA (2010), além de ter publicado os livros “Tributação do Ato Cooperativo” e "A Verdade Material no Direito Tributário". Participa do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e é associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da JBS S.A., Eldorado Celulose S.A. e Excelsior Alimentos S.A.

Maurício Estanislau da Costa: Mauricio é mestrando em Gestão de Serviços e da Tecnologia no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) em convênio com a Fundação Getúlio Vargas, é certificado no Pré-Master Internacional em Gestão de Serviços e Operações pelo ISCTE Business School, possui Pós-Graduação em Administração pela Sociedade Desenvolvimento Empresarial (atual IBMEC) e é graduado em Ciências Contábeis pela Federação das Faculdades Celso Lisboa. Possui mais de 30 anos de experiência em atividades de auditoria, contabilidade e consultoria em gestão empresarial e é sócio fundador da MPCN Consultoria e coordenador de projetos da FGV. Foi membro do Conselho Fiscal da Light S.A., Membro do Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON, associado à ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos Financeiros, Administração e Contabilidade e Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ministra palestras e cursos na FGV nas áreas de contabilidade, gestão empresarial, finanças e gerenciamento de projetos.

Última atualização em 2019-06-17T18:04:35
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